
ORAÇÕES RECITADAS NO DECORRER DO DIA
CONSAGRAÇÃO DO DIA À SANTÍSSIMA TRINDADE - Oração da Manhã
Celebração de uma das principais horas do dia onde consagramos todos os atos desse diaa para honra e glória de Nosso Senhor. Nas palavras de S. Basílio Magno: «O louvor da manhã têm por fim consagrar a Deus os primeiros movimentos da nossa alma e do nosso espírito, de modo a nada empreendermos antes de nos alegrarmos com o pensamento de Deus, segundo o que está escrito: «Lembrei-me de Deus, e enchi-me de alegria» (Salmo 76,4); e ainda para que o corpo não se entregue ao trabalho antes de fazermos o que está escrito: «Eu Vos invoco, Senhor, pela manhã, e ouvis a minha voz: de manhã vou à vossa presença e espero confiado» (Salmo 5,4-5).
Esta Hora, recitada ao despontar da luz de um novo dia, evoca também a Ressurreição do Senhor Jesus, a Luz verdadeira que ilumina todos os homens (cf. Jo 1,9), o «Sol de Justiça» (Mal 4,2), o «Sol nascente que vem do alto» (Lc 1,78). Neste sentido, compreende-se perfeitamente a recomendação de S. Cipriano: «Devemos orar logo de manhã para celebrar, na oração matinal, a Ressurreição do Senhor».
Clique aqui para as orações da manhã.
Oração do Meio Dia
Esta é uma das horas propícias para se rezar o Angelus - ORAÇão do MEIO DIA
São as orações feitas entre as laudes e as vésperas. Aqui se reza o Angelus e as consagrações à Santíssima Virgem, a São José e a São Miguel Arcanjo. Também se reza o Magnificat e a Ladainha de São José.
Clique aqui para rezar as orações
Oração das 18:00 horas
AGRADECIMENTO PELO DIA E PELAS BOAS OBRAS PRATICADAS - Vésperas
As Vésperas celebram-se à tarde, ao declinar do dia "a fim de agradecermos tudo quanto neste dia nos foi dado e ainda o bem que nós próprios tenhamos feito". Com esta oração, que fazemos subir "como incenso na presença do Senhor" e em que o "erguer das nossas mãos é como o sacrifício vespertino", recordamos também a obra da Redenção. E, "num sentido mais sagrado, pode ainda evocar aquele verdadeiro sacrifício vespertino que o nosso Salvador confiou aos Apóstolos na última Ceia, ao inaugurar os sacrossantos mistérios da Igreja, quer aquele sacrifício vespertino que, no dia seguinte, no fim dos tempos, Ele ofereceu ao Pai, erguendo as mãos para a salvação do mundo inteiro". Finalmente, no sentido de orientar a nossa esperança para a luz sem crepúsculo, "oramos e pedimos que sobre nós brilhe de novo a luz, imploramos a vinda de Cristo, que nos virá trazer a graça da luz eterna". Nesta hora, unimos as nossas vozes às das Igrejas orientais, cantando: "Luz esplendente da santa glória do Pai celeste e imortal, santo e glorioso Jesus Cristo! Chegada a hora do sol poente, contemplando a estrela vespertina, cantamos ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo….
Para rezar as Vésperas clique aqui.
COMPLETAS
EXAME DE CONSCIENCIA E PEDIDO DE PERDÃO DOS PECADOS - Completas
Servimo-nos das completas para fazer um exame de consciência pelas ações praticadas durante o dia, os pecados por pensamentos e palavras, atos e omissões. Pedimos também o sono dos justos, o merecido descanso do corpo, a proteção do corpo e dos nossos bens enquanto descansamos. Que tudo seja para ao despertar em um novo dia possamos glorificar o Senhor com nossas obras.